livros&filmes | if i stay, gayle forman

12.2.15

If I Stay (Se Eu Ficar) foi meu primeiro livro de 2015, mas meu amor por essa história começou alguns meses antes de finalmente poder ler! O filme estava no meu computador há algum tempo e em um dia entediante resolvi assistir, sem muitas expectativas sobre o que iria acontecer. Esperava um drama bonitinho e interessante, mas acabei de assistir em prantos de tão incrível foi pra mim! 

If I Stay, por Gayle Forman | Editora: Speak | Páginas: 234

Em um dia como outro qualquer, Mia Hall sofre um acidente de carro ao viajar com sua família. Ao acordar, ela se depara com a situação trágica em que seus familiares e de si mesma se encontram. Acompanhando os desfechos do acidente, Mia começa a contar sua própria história a partir de flashbacks. Desta forma, podemos conhecer a dinâmica linda de sua família, a evolução do seu talento para tocar violoncelo, seus conflitos pessoais e, é claro, sua história de amor com Adam Wilde.
Adam é um cara incrível, me apaixonei por ele à primeira linha! É claro que minha opinião foi muito influenciada pelo filme, mas tudo o que eu amei no Adam do filme estava ali escrito perfeitamente no livro. Apesar de todos os conflitos entre o casal, é muito bacana ver como Adam e Mia se relacionam acima de todas as suas diferenças, aceitando um ao outro. 

Uma das minhas partes favoritas se passa no Halloween, quando Mia se veste como uma deusa do punk e Adam se fantasia de Beethoven, uma troca muito divertida dos gostos pessoais de cada um.
Ao contrário do filme, onde a transição entre os flashbacks e o período de coma da Mia foram muito bem encenados, o livro sofre um pouco ao lidar com esses dois lados. As reações de Mia e tudo o que ocorre enquanto ela está desacordada parecem passar com muita rapidez, alguns momentos poderiam ter sido mais aprofundados para que o leitor pudesse sentir melhor a complexidade de seus conflitos.
Ainda assim, a história é envolvente e aborda muito bem o questão de que viver é uma escolha. Mia debate muito esta decisão ao saber que sua mãe, pai morreram, mas é quando seu irmãozinho, Teddy, também se vai que ela perde sua força de ficar. É tocante também o momento em que seu avô, sua melhor amiga e Adam conversam com ela e mostram que ela também tem pessoas por quem ficar. Para quem, como eu, já teve alguém próximo em um estado de saúde parecido, a história traz uma reflexão muito interessante!
Vou abrir um parênteses aqui para dizer também o quanto eu amo amo amo a trilha sonora do filme! As músicas são ótimas e ainda tem faixas originais que criaram para a banda do Adam e para os concertos de cello da Mia.

Juro, as músicas da Willamette Stone me dão vontade de fazer um abaixo-assinado para que o Jamie Blackley (Adam) grave um álbum inteirinho com mais músicas lindas e divertidas como as do filme!


If I Stay possui uma continuação chamada Where She Went, que eu já li e amei ainda mais! Assim que possível venho resenhar também pra vocês! :)

Enquanto isso, vejam o trailer do filme e morram de amores comigo hehe.
- B.

You Might Also Like

0 comentários